12
Nov
A semana do cérebro começa hoje e é uma iniciativa internacional organizada pela “Dana Alliance for brain initiatives” que tem como objectivo consciencializar o público para os progressos e para a importância de estudar o cérebro humano. Durante uma semana, em todo mundo, associações de doentes, universidades, hospitais, laboratórios de investigação e outras instituições desenvolvem iniciativas no sentido de alertar o público em geral para esta questão.



No âmbito desta iniciativa, o grupo de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Instituto de Biologia Molecular e Celular organizarão uma série de actividades para o público a decorrer na galeria comercial do Norteshopping, no Silo e na Fnac deste mesmo espaço.

Pretende-se criar um espaço para todos, dedicado ao cérebro, à mente e às neurociências e, neste sentido, decorrerá no Silo uma exposição de fotografia - “Genial_Mente” - dedicada às emoções humanas, com a colaboração do Centro Português de Fotografia. Serão ainda exibidas fotos científicas do cérebro.

Decorrerá na galeria uma exposição de painéis informativos - “Interior_Mente” - ilustrativos de funções e disfunções cerebrais elaborados por neurocientistas portugueses. Na Fnac decorrerão tertúlias - “Contextual_Mente” - que permitirão uma maior interactividade com o público. Aqui serão postos em discussão vários tópicos, nomeadamente a forma como a música, a linguagem escrita e as emoções são reconhecidas, integradas e demonstradas pelo cérebro. Nestas tertúlias estarão presentes convidados com perspectivas diferentes do tema em discussão.

O programa poderá ser consultado, clicando aqui

Esta notícia já foi consultada 3390 vezes
 
Publicidade