10
Mai

A comitiva de participantes no I Encontro de Pessoas com Deficiência das Comunidades Portuguesas visitou ontem, dia 9 de Maio, o parlamento, onde foi recebida pelo Presidente da Assembleia da Repúbica, Jaime Gama. Os convidados da iniciativa organizada pela Cercitop estiveram à conversa com a segunda figura da nação e visitaram as instalações, adaptadas à circulação de pessoas com deficiência motora.

Jaime Gama disse, durante a recepção, desejar que o encontro que decorre durante esta semana, ente Sintra, Lisboa e Almada, “represente a primeira pedra de um movimento para afirmar a luta pelos direitos das pessoas com deficiência”.

O Presidente da Assembleia da República considerou que, ao visitar Portugal e debaterem os problemas que afectam as várias comunidades, os participantes estão a “contribuir para resolver algumas das dificuldades com que debatem as secretarias de Estado da Reabilitação e das Comunidades no apoio à população imigrante”.

A visita ao parlamento resultou ainda numa conversa com António Carlos Monteiro, deputado do CDS-PP eleito pelo distrito de Lisboa. O apoio prestado pelos diferentes consulados portugueses às comunidades foi o principal tema de debate.

O I Encontro de Pessoas com Deficiência das Comunidades Portuguesas teve início a última segunda-feira e pretende “estimular intercâmbio ao nível da promoção da empregabilidade, ajudas técnicas, formação e medicina para o tratamento de pessoas com deficiência”, refere José Bourdain. Durante uma semana, foram apresentados casos de sucesso provenientes de países como a França, Luxemburgo, Polónia, Argentina, África do Sul, Brasil e Canadá, pela voz de especialistas da comunidade portuguesa que actua no sector da assistência à população portadora de deficiência.

Esta notícia já foi consultada 1877 vezes
 
Publicidade