9
Jul

A Alzheimer Portugal exibe pela primeira vez na Região Autónoma da Madeira, dia 14 de Julho, pelas 21h00, o filme “Longe Dela” que fala sobre Alzheimer.

O preço de cada bilhete será de 5€ e todo o valor angariado reverterá a favor da associação visando o desenvolvimento do Banco de Ajudas Técnicas responsável pela doação de equipamentos destinados a reduzir a incapacidade de doentes e deficientes.

A exibição do filme será realizada, por projecção, no Teatro Baltazar Dias, com o apoio da Lusomundo, e será seguida de um debate sobre as limitações e o impacto da doença em familiares, amigos e doentes de Alzheimer. O debate conta com a participação da Dra. Cristina Gouveia, Presidente da Delegação da R.A.M., da terapeuta Patrícia Paquete, coordenadora técnica da Alzheimer Portugal, do neurologista Dr. Armando Morganho e da Prof.ª Maria Emília Homem da Costa, Presidente da Assembleia Geral da Delegação da R.A.M da Alzheimer Portugal.

Retrata a relação de amor de Grant e Fiona confrontados, passados 50 anos de casamento, com a crescente perda de memória de Fiona até deixar de reconhecer o marido e ser-lhe diagnosticada a doença de Alzheimer.

A doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia. Estima-se que, em Portugal, mais de 70 mil pessoas sofrem desta doença que atinge, maioritariamente, a faixa etária a partir dos 60 anos. Todos os anos, na Europa, são diagnosticados 800 mil novos casos.




Esta notícia já foi consultada 2246 vezes
 
Publicidade