24
Set
O pequeno portátil já está ligado à rede de internet em 16 escolas do País. O Governo garante que o plano tecnológico é acessível, a custos reduzidos ou até grátis, para alunos até ao 12º ano.

'Eu próprio já usei o computador ‘Magalhães’ e gostei imenso. É muito prático e faz tudo o que os outros fazem', disse José Sócrates, ontem, dia em que foram oficialmente disponibilizados os primeiros três mil ‘Magalhães’ em 16 escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O primeiro-ministro escolheu a escola EB1 Padre Manuel de Castro, em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, para ver as crianças ligadas à internet. Anunciou o alargamento do programa aos alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade.

José Sócrates garantiu que todos os alunos até ao 12º ano podem agora optar pelo ‘Magalhães’ ou pelo programa ‘e-escolas’ destinado aos alunos dos 7º ao 12º anos. O Governo assume, na parceria com os quatro operadores de internet – TMN, Vodafone, Óptimos, ZON – e as autarquias, que as famílias carenciadas têm direito a computadores gratuitos. As câmaras estão obrigadas a instalar a rede de banda larga nos estabelecimentos de ensino. 'Estão a chegar às escolas os computadores, as instruções para os docentes e formulários para as famílias, para o desenvolvimento dos programas', esclareceu. O primeiro-ministro lembrou que 'está provado que o uso de ferramentas informáticas proporciona melhores índices de aprendizagem e melhora os resultados'.

FILTROS DE SEGURANÇA

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considerou que a distribuição de computadores com ligação à internet a alunos constitui 'o instrumento principal da democratização do ensino'. A governante inaugurou o Centro Escolar de Portel. A ministra assegurou que os ‘Magalhães’ estão 'protegidos' e 'têm filtros de segurança', adequados à idade dos utilizadores.

ESPECIFICAÇÕES

Base: Intel Classmate PC

CPU: Intel Celeron 900 MHz e Intel Atom 1,6 GHz

Memória: 512 MB

Disco Rígido: 30 GBytes

Sistema Operativo: Windows XP, Linux Caixa Mágica

Peso: 1,27 kg/ 1,49 kg

Bateria: 6,5 h/ 5 h

Preço:Grátis para os alunos do 1.º escalão da Acção Social; máximo de 50 euros para os restantes

Nota do Ajudas.com - Tentamos por diversas vezes, esclarecer os nossos visitantes acerca do tipo de software incluído em cada PC, especialmente para crianças com NEEs. O gabinete responsável, GEPE, do Ministério da Educação não nos respondeu até agora. Os primeiros contactos para apurar esta situação foram iniciados em início de setembro.



Esta notícia já foi consultada 1991 vezes
 
Publicidade