22
Dez
 
O Portal ajudas.pt no programa Vida Nova na SIC
 
Carla Vieira Faria, responsável do Portal ajudas.pt vai hoje ao programa Vida Nova de Fátima Lopes falar sobre a importâcia dos brinquedos adaptados para o bom desenvolvimento fisico e cognitivo de crianças com necessidades especiais.

“Tudo começou hà 18 anos com a necessidade de fazer algo que estimulasse em casa o meu filho .Há 10 anos resolvemos começar a ajudar amigos e ofereceríamos as adaptações. Começamos a oferecer também os manípulos que no fundo são botões de pressão e permitem que um brinquedo funcione mesmo que não se toque nele.

Em 2005 o apoio do Auchan foi muito importante pois conseguimos oferecer mais de 120 brinquedos. Em 2006 conseguimos chegar perto dos 200.

A vinda para Lisboa foi para me juntar ao Grupo Setcom que neste momento faz todos os manípulos e outras tecnologias de apoio muito importante, a partir do projecto de responsabilidade social que é coordenado por mim, Carla Faria, e por outra colega do Grupo, Catarina Lourenço (Directora de Desenvolvimento e Suporte Corporativo).

logotipo da setcom

Em 2007 oferecíamos já 626 brinquedos e em 2008 chegamos aos 1000. Este ano chegamos aos 1800 sendo que também oferecemos a crianças sem dificuldades motoras mas com necessidades especiais. Oferecemos ainda a seniores e outros públicos carenciados.

Temos AMIGOS por todo o país que nos ajudam na distribuição: desde a UTAD (bem no norte) com os alunos do grupo NAERA e a professora Lurdes Martins, até ao Algarve, onde temos grandes amigos também.

Os parceiros como o INR - Instituto Nacional para a Reabilitação são sem dúvida muito importantes também. No caso do INR ainda se torna mais imprescindível pelo apoio sempre presente (inclusive na distribuição de brinquedos) e pela rapidez de respostas que recebemos face a dúvidas dos nossos visitantes.

A APTTA que por sua vez ofereceu uma quantidade relevante de brinquedos em Aveiro, junta-se ao ajudas.pt pela segunda vez.
Sem estes apoios seria difícil chegar tão longe!

Ainda vamos enviar para Angola e Cabo Verde. A CONCENTRA é a grande responsável por tudo isto pois sem brinquedos nada fazíamos e a universidade do Minho ajudou imenso a adaptar uma boa parte deles.

Os envios são sempre o processo mais complicado pois têm custos muito elevados e para os quais nem sempre temos verba.
Precisamos sempre de apoio que não temos a este nível. Com o apoio da CONCENTRA para 2010, conseguiremos oferecer brinquedos, durante todo o ano!

Quando é necessário ainda adaptamos em casa o que for preciso para concretizar sempre com sucesso este objectivo.

Esta é uma das iniciativas que fazemos. Não é a única.
Oferecemos PC totalmente equipados e preparados (apoio importante da NOVOPCA) para pessoas com deficiência com equipamento e tecnologia de apoio do Grupo Setcom.
As fundações que o deveríam fazer não o fazem mas o que nos preocupa são as pessoas, as crianças/jovens ou adultos, que sem este tipo de ajuda não comunicam , não conseguem estar em sala de aula ou em casa (ainda que muitas vezes acamados ) com alguma actividade, etc.

Não somos nenhuma associação por isso nem à SIC esperança podemos recorrer. Precisamos de TODOS que se queiram juntar a nós!

[B]”Todos os dias agradeço os sorrisos e o brilho nos olhos que recebo!”[/B]
Esta notícia já foi consultada 2001 vezes
 
Publicidade