18
Fev

A Ilha Terceira (Açores) vai receber de 29 de Abril a 1 de Maio de 2010 o Congresso Internacional das Ciências e Tecnologias da Saúde. Trata-se de uma Cooperação e Desenvolvimento na Macaronésia (Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira), organizado pela Universidade dos Açores e o Instituto Politécnico de Lisboa, através da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, respectivamente.



Este Congresso será um momento privilegiado de reflexão sobre a interdisciplinaridade e cooperação no ensino e na promoção de cuidados de saúde, bem como sobre a regulação do sector, que reunirá profissionais de saúde do arquipélago da macaronésia - Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira - e da Península Ibérica.



Focando temáticas relevantes ao nível das Ciências e Tecnologias da Saúde, o programa do evento está estruturado num conjunto de sessões plenárias, sessões paralelas e seis simpósios satélite, contando com mais de oitenta oradores, nacionais e internacionais.



A conferência inaugural do evento, sobre o Plano Nacional de Saúde 2011-2015, será proferida pela Alta Comissária para a Saúde, Professora Doutora Maria do Céu Machado. Os painéis de discussão focam questões como a internacionalização, mobilidade, cooperação e parcerias; o diagnóstico laboratorial avançado; a interdisciplinariedade na abordagem às feridas; os princípios e aplicações avançadas em diagnóstico por imagem; a evidência científica em saúde; os modelos de formação em saúde; entre muitas outras temáticas.



Simultaneamente, durante os dias do Congresso os participantes poderão ainda frequentar acções de formação, como simpósios e seminários, sobre: ultrassonografia e o treino neuromuscular reactivo; a abordagem de cuidados à pessoa com risco de úlceras por pressão; o poder do toque na relação pais-filhos; avaliação do estado nutricional; abordagem à vitima de trauma; e ainda Bands-Balls-Balance.



Toda a informação sobre o Congresso está disponível na página oficial do evento www.cictsaude.com



Esta notícia já foi consultada 2746 vezes
 
Publicidade