13
Abr
Sob o signo do Plano Nacional de Leitura, a câmara de Leiria vai promover a partir de sábado a 'Semana da leitura para todos'.

A apresentação do projecto decorreu ontem, ao fim, da manhã, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV) que, de resto, se assume como o pólo principal da iniciativa.

Na edição deste ano, a 'Semana da Leitura' conta com a organização conjunta da BMALV, da Rede de Bibliotecas Concelhias e da Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria.

Contando com um vasto leque de parceiros, o programa, apresentado perante a comunicação social e representantes das entidades, procura atingir o maior número possível de pessoas, desde os recém-nascidos, até aos pais e educadores.

Além de associações de integração social, estão também envolvidas no projecto 'Semana da Leitura' nove agrupamentos escolares do concelho, as três escolas secundárias, bem como editoras, livrarias, colégios privados, algumas empresas da região, o Hospital e o Instituto Politécnico de Leiria.

Entre apresentações de livros, representações, declamações de poemas, dramatização de textos, 'Hora do Conto' e conferências, são algumas das propostas que irão decorrer em diversos espaços da cidade. O arranque é dado no sábado, pelas 15h30, com uma peça de teatro, 'Leandro, Rei da Helíria', no Castelo de Leiria.

O principal destaque vai para o último dia. Gonçalo Lopes, vereador com o pelouro da educação e da cultura, vai ao serviço de obstetrícia do Hospital de Santo André, onde vai entregar um cartão de leitor da Biblioteca Municipal aos bebés que nasceram no dia 23, dia em que se assinala o Dia Mundial do Livro.

Para a divulgação do projecto, a autarquia vai apostar na via digital, especialmente através do Facebook, onde a BMALV já tem um perfil.

"Isto vai marcar o que vai ser feito em iniciativas futuras pela câmara de Leiria", declarou Gonçalo Lopes, que acrescentou que "com pouco investimento, é possível fazer coisas desde que haja coordenação e planeamento".

Para algumas das actividades, vai existir pré-inscrição, devido ao facto de haver um limite do número de assentos nas salas.


[B]Programa diferenciador[/B]

A par do programa geral, a 'Semana da Leitura' vai ter igualmente iniciativas promovidas pelos estabelecimentos de ensino. Assim, entre os dias 17 e 24, cada agrupamento de escolas desenvolveu um programa próprio de forma a sublinhar a importância da leitura junto do público escolar, bem como dos pais, funcionários e docentes.

Com o objectivo de "marcar a diferença", o programa da 'Semana da Leitura' pretende ser inclusivo. Para tal, vão ser desenvolvidas algumas actividades em parceria comassociações destinadas à integração social de Leiria, como é o caso da ASAE - Associação de Surdos da Alta Estremadura, da APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, Cercilei - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria, de 'Os Malmequeres' - Centro de Ocupação Permanente de Leiria e da OASIS - Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social.

Neste âmbito, no dia 24, um dos jornais semanais da cidade vai apresentar a sua edição em Braille, que vai ficar na BMALV para consulta.
Esta notícia já foi consultada 1916 vezes
 
Publicidade