23
Set

Alzheimer Portugal acolhe projecto solidário.

A Alzheimer Portugal acolhe o projecto Generali Solidário, no âmbito da responsabilidade social da companhia de seguros, no Lar e Centro de Dia da Alapraia, em São Pedro do Estoril, no dia 25 de Setembro, das 9h30 às 18h30.



A acção pretende dar a conhecer aos colaboradores da Generali a associação e o seu trabalho em torno da Pessoa com demência, e o Projecto Alapraia, bem como envolver os participantes no desevolvimento de diversas tarefas de jardinagem, construção e montagem e artísticas que contribuam para o desenvolvimento do Projecto Alapraia.



O Projecto receberá a visita do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d'Orey Capucho, que fará um discurso de análise do projecto e resultados obtidos, no fim do trabalho desenvolvido.



O Lar e Centro de Dia da Alapraia é destinado, exclusivamente, ao acolhimento de pessoas com doença de Alzheimer e, além da capacidade para receber 30 utentes no Lar e 15 utentes no Centro de Dia, vai ainda prestar Apoio Domiciliário.



Com a construção do Lar e Centro de Dia da Alapraia, a Alzheimer Portugal tem como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes, proporcionando-lhes um acolhimento de qualidade onde se privilegia a sua autonomia e liberdade.



A acção conta ainda com o apoio da CERJARDIM, da artista plástica Isabel Avillez, da empresa de fiscalização JABRM na figura de Mário carinhas, e do conjunto «Quarteto dos três irmãos Pedro e Paulo».



A Associação Alzheimer Portugal

A ALZHEIMER PORTUGAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada, em 1988, pelo Professor Doutor Carlos Garcia e é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objectivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores.

Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa activamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, profilaxia e tratamentos.

Presentemente, a Alzheimer Portugal conta com mais de 7.000 associados. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.



A Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia. Os sintomas iniciais incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.

Estima-se que, em Portugal, mais de 90 mil pessoas sofrem desta doença que atinge, maioritariamente, a faixa etária a partir dos 60 anos. Todos os anos, na Europa, são diagnosticados 800 mil novos casos.



Para mais informações, contacte:

Sede da Alzheimer Portugal

Av. de Ceuta norte, Lote 15, Piso 3
Quinta do Loureiro, 1300 – 125 Lisboa

Tel.: 213 610 460
Fax.: 213 610 469


Esta notícia já foi consultada 2762 vezes
 
Publicidade