28
Out
O primeiro centro do dia para pessoas com doença de Alzheimer e outras demências (que devido à perda das capacidades físicas, psíquicas e sociais precisam de atendimento especializado para continuar a viver na sua residência) foi inaugurado ontem no Centro Hospitalar Conde de Ferreira - Porto, funcionando de forma comparticipada pela Segurança Social.

O Centro do Dia para doentes de Alzheimer é, fundamentalmente, um projecto inovador, sendo o único, a nível nacional, que presta este tipo de serviço, à excepção de uma estrutura em Matosinhos, da responsabilidade da Associação Portuguesa dos Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer.

As instalações do novo centro de dia têm condições para acompanhar 30 utentes diariamente, prestando um atendimento especializado e terapêutico, através de uma equipa formada por terapeutas ocupacionais, enfermeiros, um psicólogo e um psiquiatra.

Segundo Ilídio Lobão, administrador do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, o investimento para a remodelação das instalações e aquisição do equipamento necessário para o centro, rondou os 500 mil euros, estando este inserido numa estrutura já pertencente ao Centro Hospitalar Conde Ferreira que dispõe de uma unidade de cuidados continuados para 40 doentes de doença mental.

Prevê-se que após a aprovação do Orçamento do Estado para 2011, será celebrado um acordo de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia do Porto (instituição a quem pertence o Centro Hospitalar Conde de Ferreira) e a Segurança Social, que possibilitará que esta suporte parte dos custos, que até lá são suportados unicamente pelo utente.

As inscrições já estão abertas para o centro de dia, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, dispondo de um serviço de transporte próprio e de refeições (suplemento matinal, almoço e lanche).

De acordo com Ilídio Lobão, “há um projecto em curso para criar uma unidade residencial para doentes de Alzheimer, sendo esta uma estrutura complementar ao centro de dia”.
Esta notícia já foi consultada 3061 vezes
 
Publicidade