28
Out
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) promoveu, ontem, um seminário sobre ajudas técnicas e novas tecnologias para pessoas com deficiência.

A iniciativa, que decorreu no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, reuniu cerca de uma centena de pessoas interessadas em conhecer e perceber os novos equipamentos (técnicos e tecnológicos) desenvolvidos para a população portadora de deficiências.

Muitas inovações tecnológicas já existem para a população com deficiência, desde cadeiras de rodas basculantes, em liga leve, almofadas moldáveis, etc, mas poucas estão acessíveis a todos.

Segundo Maria João Mota, fisioterapeuta da APPACDM, “Hoje em dia existem muitas ajudas técnicas no mercado que podem ajudar, e muito, à qualidade de vida dos nossos utentes, mas também ao desenvolvimento do nosso trabalho, como terapeutas”.

O evento foi o ponto de encontro de várias empresas especializadas na área da deficiência, desde a mobilidade e posicionamento, brinquedos adaptados, software educativo, material de estimulação sensorial, teclados adaptados e jogos de memória, entre outros.

“A lista de materiais e equipamentos que podem ser postos ao serviço das pessoas portadoras de deficiência é longa e variada e pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das capacidades dos utentes e da sua actividade social, mas os preços continuam a ser os grandes obstáculos”.
Esta notícia já foi consultada 3232 vezes
 
Publicidade