10
Fev
 
Uma Menção Honrosa “Igualdade é Qualidade 2010” foi entregue ao Espaço T
 
O Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária – ganhou uma menção honrosa do Prémio Igualdade é Qualidade, 9.ª edição/2010. Sendo esta, já o 4º prémio atribuído á Associação que conta já com outras três distinções do prémio Igualdade é Qualidade: duas menções honrosas, atribuídas em 2002 e 2004, e um primeiro lugar conseguido na edição de 2005/2006 deste prémio.

Este prémio, o PIQ, é atribuído pela CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) e pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

Os Prémios de Menção Honrosa foram também destinados às Empresas e Organismos que se destacaram por práticas exemplares na área da Igualdade entre mulheres e homens no trabalho e na área da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Em 2010, nenhuma das entidades que se candidatou, obteve a distinção máxima, o que não significa que não tivessem sido apresentadas boas práticas, mas sim que os parâmetros de atribuição do Prémio se tornaram ainda mais exigentes. A qualidade das próprias boas práticas premiadas ao longo desta década assim o ditou. Tal só pode ser entendido como progresso e como um desafio.

O Prémio “Igualdade é Qualidade” foi lançado pela primeira vez no ano 2000 com o objectivo estratégico de prestigiar as empresas, cooperativas, associações e outras entidades sem fins lucrativos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e por boas práticas no âmbito da igualdade de género e da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

No decorrer das 9 edições do prémio, já concorreram mais de 170 entidades e foram agraciadas, entre prémio e menção honrosa, 33 empresas e organizações, entre as quais pequenas, médias e grandes empresas.

O Espaço t conta neste momento com 40 boas práticas instituídas. As políticas que a instituição tem vindo a desenvolver no âmbito da conciliação da vida profissional com a pessoal passam pelo regime opcional de teletrabalho, a possibilidade de as mulheres e homens poderem levar os seus filhos para o local de trabalho e uma tabela de remunerações iguais para todos os técnicos.



Entidades Galardoadas com Menção Honrosa Igualdade é Qualidade 2010:


- Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária – Porto

- Nova Gráfica de Amaral Rodrigues Resendes & Medeiros, Lda – Açores

- SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara de Loures

- Ciclo Fapril – Indústrias Metalúrgicas, SA – Águeda

- Gebalis – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EM

- INCM – Imprensa Nacional – Casa da Moeda
Esta notícia já foi consultada 2677 vezes
 
Publicidade