23
Fev
 
V Congresso Nacional do Idoso - Geriatria 2011
 
O V Congresso Nacional do Idoso - Geriatria 2011 irá decorrer entre os dias [B]15 e 16 de Junho de 2011[/B], no Centro de Congressos de Lisboa.

Apesar do declínio fisiológico determinado pela idade ser inevitável, e o processo de envelhecimento imutável, os profissionais de saúde podem e devem minorar a expressão da doença no Idoso, através da prevenção, do aconselhamento e do tratamento adequados. E, tendo em conta o aumento da esperança média de vida verificado nos últimos 30 anos, torna-se indispensável adequar a formação médica e os padrões sociais a esta nova realidade.

Dados do INE, de 2007, revelam que em 2046 a população jovem vai diminuir 13% e a população idosa vai aumentar 13.8%, que por cada 100 adolescentes existirão 238 pessoas com mais de 65 anos e que nos próximos 27 anos o número de idosos em Portugal vai duplicar o número de jovens.

Dados da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, revelam que cerca de 1/5 dos idosos portugueses passam metade do seu tempo tristes ou deprimidos e que 40% dos idosos em Portugal passam, pelo menos, oito horas por dia sozinhos.

É urgente a sensibilização da população mais jovem, aparentemente alheia a estas realidades. É urgente o cuidar. É urgente o cuidar melhor! Afinal, os povos que não cuidam dos seus idosos não têm direito à história.

Junte-se a esta iniciativa. Por si, por nós, os idosos de amanhã.

...

ver o resto da noticia >>
Esta notícia já foi consultada 12681 vezes
 
Publicidade