1
Abr

Portugal vai estar representado por oito elementos na IV edição dos Jogos Mundiais da Associação Internacional do Desporto para Cegos (IBSA), que reunirão na Turquia mais de 1.300 atletas de oito desportos.

Na cidade de Antalya, os atletas que estarão divididos por várias categorias da deficiência visual, vão enfrentar competições de atletismo, natação, futsal, goalball, judo, halterofilismo e xadrez.

Portugal estará representado apenas no atletismo, com uma equipa que integra um campeão do Mundo, modalidade na qual os praticantes são classificados nas categorias 11, 12 e 13, consoante o seu grau de deficiência.

No atletismo, a classificação funcional para cegos e deficientes visuais é baseada no modelo médico que tem em consideração a acuidade e o campo visual do atleta.

Fundada em Paris há 30 anos, a IBSA integra o Comité Paralímpico Internacional (IPC) e tem como principal objectivo incentivar o maior número de pessoas com deficiência visual a praticar desporto.

Os Mundiais IBSA, cujas competições decorrem entre 04 e 10 de abril, integram o calendário oficial do IPC e permitem a obtenção de mínimos para os Jogos Londres2012.

Esta notícia já foi consultada 3214 vezes
 
Publicidade