Notícias
Eventos
Apoios e Informação
Legislação
Saúde, Reabilitação
e Qualidade de Vida
Home
Notícias
Seminário Ler+ com Imagina: Promoção da Leitura e Literacia com Recurso às TIC
Contactos Importantes em Portugal
COVID-19 Sintomas
10
Mai
Seminário Ler+ com Imagina: Promoção da Leitura e Literacia com Recurso às TIC
por
ajudas.pt
carina
,
Seminário
,
Ler+
,
Imagina
,
Promoção
,
Leitura
,
Literacia
,
Recurso
,
TIC
Duração: 2 horas
Resumo:
Seminário lançado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), que pretende contribuir para a promoção da leitura e literacia através de recursos educativos digitais – o software educativo Imagina.
O Centro de Formação Cnoti lança o desafio a todas as Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares para Lerem+ com Imagina, propondo a organização conjunta deste seminário.
Objectivos:
• Proporcionar um espaço de partilha e troca de experiências entre Animadores de Bibliotecas, Professores, Educadores, Pais, Mediadores de Leitura
• Proporcionar um espaço de formação para a dinamização de ateliê de promoção da leitura, tendo por base as TIC
• Promover e divulgar práticas pedagógicas centradas na promoção da leitura com recurso às TIC
• Apresentar recursos educativos digitais adequados ao desenvolvimento de competências leitoras no Pré-Escolas, 1.º CEB e Ensino especial
Conteúdos
• Ouvir, contar e recontar estórias
• Construir e ilustrar estórias
• Escrever palavras e/ou frases sobre a estória
• Separar frases em expressões ou palavras
• Fazer divisão silábica de palavras
• Construir e jogar jogos com os conteúdos de portefolios digitais
• Identificar e hierarquizar os vários momentos da estória
• Elaborar livros digitais, cartazes, brochuras e livros de autoria
• Criar fichas de leitura e tutoriais com símbolos
• Ouvir músicas infantis, inserir acompanhamentos musicais
• Construir novas melodias
Destinatários:
Responsáveis e Animadores de Bibliotecas Públicas e Escolares | Responsáveis Autárquicos | Professores e Educadores | Mediadores de Leitura | Pais | Outros
Recursos pedagógicos:
• Materiais necessários (disponibilizados pelo Centro de Formação Cnoti): Software Imagina | Projector multimédia e colunas de som | Quadro interativo | Livro “O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade” de Lurdes Breda
• Sala de formação (disponibilização pela entidade organizadora): espaçosa | com um quadro branco ou parede branca e lisa | com boas condições de luz e insonoridade | com tomadas | disponível 30 minutos antes do início do seminário, para efeitos de montagem do material
Preço
• 100,00€ (preço para instituição organizadora com direito a 25% de desconto no software Imagina no prazo de 7 dias após a realização do seminário)
• Inscrições para os participantes: gratuitas
Entidade Parceira: PROINOV - Com o apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC)
Local: SREC – Secretaria Regional de Educação
Edifício D. João, Rua Cidade do Cabo, nº 38, 9050-047 Funchal (Madeira)
Data: 18 de Maio de 2011
Horário: 16:30 às 18:30
Inscrições: Gratuitas
Agendar este seminário:
Este é um seminário que é realizado em parceria com instituições que mostrem interesse. Se estiver interessado em organizar o Seminário Ler+ com Imagina na sua Biblioteca ou Município, fale connosco.
Para poder ser realizado, deverá ser reunido um grupo mínimo de participantes de 20. O número máximo depende da capacidade do espaço ou sala que a sintituição disponibilizar.
Contacte-nos para mais informações ou para o esclarecimento de eventuais dúvidas para oficinas@cnotinfor.pt ou para 239 499 230.
Esta notícia já foi consultada 3096 vezes
Tweetar
Últimas notícias
Contactos Importantes em caso de Emergência
Sintomas que podemos apresentar ao ter a COVID-19
Dia Mundial da Hipertensão
Doença celíaca subdiagnosticada em Portugal
Corrida Saúde Mais Solidária
No Brasil, o Estado cria 327 vagas de emprego para pessoas com deficiência
Em Angola, mais de 80 mil pessoas com deficiências beneficiam de assistência
Ana Leal, da TVI, é uma das vencedoras da edição deste ano do Prémio Dignitas.
Reportagem da Renascença premiada
Leque lança linha de material lúdico inclusivo
Publicidade