Notícias
Eventos
Apoios e Informação
Legislação
Saúde, Reabilitação
e Qualidade de Vida
Home
Notícias
Seminário Ler+ com Imagina: Promoção da Leitura e Literacia com Recurso às TIC
4
Mai
Seminário Ler+ com Imagina: Promoção da Leitura e Literacia com Recurso às TIC
por
ajudas.pt
carina
,
Seminário
,
Ler+
,
Imagina
,
Promoção
,
Leitura
,
Literacia
,
Recurso
,
TIC
Duração: 2 horas
Resumo:
Seminário lançado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), que pretende contribuir para a promoção da leitura e literacia através de recursos educativos digitais – o software educativo Imagina.
O Centro de Formação Cnoti lança o desafio a todas as Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares para Lerem+ com Imagina, propondo a organização conjunta deste seminário.
Objectivos:
• Proporcionar um espaço de partilha e troca de experiências entre Animadores de Bibliotecas, Professores, Educadores, Pais, Mediadores de Leitura
• Proporcionar um espaço de formação para a dinamização de ateliê de promoção da leitura, tendo por base as TIC
• Promover e divulgar práticas pedagógicas centradas na promoção da leitura com recurso às TIC
• Apresentar recursos educativos digitais adequados ao desenvolvimento de competências leitoras no Pré-Escolas, 1.º CEB e Ensino especial
Conteúdos
• Ouvir, contar e recontar estórias
• Construir e ilustrar estórias
• Escrever palavras e/ou frases sobre a estória
• Separar frases em expressões ou palavras
• Fazer divisão silábica de palavras
• Construir e jogar jogos com os conteúdos de portefolios digitais
• Identificar e hierarquizar os vários momentos da estória
• Elaborar livros digitais, cartazes, brochuras e livros de autoria
• Criar fichas de leitura e tutoriais com símbolos
• Ouvir músicas infantis, inserir acompanhamentos musicais
• Construir novas melodias
Destinatários:
Responsáveis e Animadores de Bibliotecas Públicas e Escolares | Responsáveis Autárquicos | Professores e Educadores | Mediadores de Leitura | Pais | Outros
Recursos pedagógicos:
• Materiais necessários (disponibilizados pelo Centro de Formação Cnoti): Software Imagina | Projector multimédia e colunas de som | Quadro interativo | Livro “O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade” de Lurdes Breda
• Sala de formação (disponibilização pela entidade organizadora): espaçosa | com um quadro branco ou parede branca e lisa | com boas condições de luz e insonoridade | com tomadas | disponível 30 minutos antes do início do seminário, para efeitos de montagem do material
Preço
• 100,00€ (preço para instituição organizadora com direito a 25% de desconto no software Imagina no prazo de 7 dias após a realização do seminário)
• Inscrições para os participantes: gratuitas
Entidade Parceira: PROINOV - Com o apoio da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC)
Local: SREC – Secretaria Regional de Educação
Edifício D. João, Rua Cidade do Cabo, nº 38, 9050-047 Funchal (Madeira)
Data: 18 de Maio de 2011
Horário: 16:30 às 18:30
Inscrições: Gratuitas
Agendar este seminário:
Este é um seminário que é realizado em parceria com instituições que mostrem interesse. Se estiver interessado em organizar o Seminário Ler+ com Imagina na sua Biblioteca ou Município, fale connosco.
Para poder ser realizado, deverá ser reunido um grupo mínimo de participantes de 20. O número máximo depende da capacidade do espaço ou sala que a sintituição disponibilizar.
Contacte-nos para mais informações ou para o esclarecimento de eventuais dúvidas para oficinas@cnotinfor.pt ou para 239 499 230.
Esta notícia já foi consultada 8387 vezes
Tweetar
Últimas notícias
Dia Mundial da Hipertensão
Doença celíaca subdiagnosticada em Portugal
Corrida Saúde Mais Solidária
No Brasil, o Estado cria 327 vagas de emprego para pessoas com deficiência
Em Angola, mais de 80 mil pessoas com deficiências beneficiam de assistência
Ana Leal, da TVI, é uma das vencedoras da edição deste ano do Prémio Dignitas.
Reportagem da Renascença premiada
Leque lança linha de material lúdico inclusivo
Telemóvel com botão de pânico sinaliza em caso de acidentes ou desmaios
Discoteca não permite a entrada de Pessoa com deficiência
Publicidade