4
Jun
A antiga casa de Magistrados, em Paredes de Coura, irá ser transformada, pela Santa Casa da Misericórdia local, num Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência.

A obra, colocada a concurso por 549 mil euros, irá ser realizada pela Misericórdia num edifício da Câmara Municipal, situado no centro da vila, sobre o qual a instituição tem um contrato de comodato.

O centro será o primeiro do género no concelho, onde existem uma centena de casos identificados, e irá receber cerca de 20 jovens com deficiência.

Esta será, sobretudo, uma forma de dar resposta aos jovens que saem do ensino público e que não têm outra solução. Neste centro irão ser atendidos, ensinados e formados para, de acordo com as suas capacidades, desenvolverem atividades e serem úteis à sociedade.

De acordo com o provedor da instituição, a obra já tem um financiamento garantido de cerca de 250 mil euros e o restante terá que ser conseguido pela Santa Casa e pela Câmara Municipal, visto que se trata de um investimento de utilidade pública para o concelho.

Atualmente, as pessoas com deficiência do concelho têm sido atendidas unicamente pelos serviços de ação social da Câmara e pela APPACDM de Monção e Viana do Castelo.
Esta notícia já foi consultada 3088 vezes
 
Publicidade