4
Jun
O dia 23 de Maio ficou marcado na Escola Secundária Nuno Álvares pelo apelo lançado por um grupo de trabalho de Área de Projecto. O grupo constituído por Beatriz Cardoso, Jaime Lourenço, Verónica Martinho e Vanessa Caetano, alunos do 12ºF, foi feito no sentido de sensibilizar a comunidade educativa para as limitações das pessoas portadoras de deficiência.

Esta acção fez parte do trabalho em curso intitulado "A inclusão/exclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência em Castelo Branco" da disciplina de Área de Projecto, orientado pela professora Sara Ramos.

Para além da comunidade escolar, a iniciativa teve uma participação mais activa das turmas do12ºF e do 8ºA. Na turma do 12ºF, o grupo contou com a colaboração da ACAPO, associação em que lhes foi explicado o que é e a importância de uma associação de ajuda a pessoas portadoras de deficiência visual. Em seguida, os alunos participaram numa actividade onde circulavam, com vendas nos olhos e com uma bengala, de forma a perceberem as dificuldades que um cego enfrenta no dia-a-dia. Após esta actividade de locomoção e orientação os alunos aprofundaram os seus sentidos, desde o olfacto ao tacto.

Com a turma 8ºA realizaram-se as mesmas actividades, incluindo ainda uma abordagem sobre a deficiência motora, constatando os alunos a dificuldade de se locomoverem numa cadeira de rodas.

A iniciativa correu conforme o planeado e o objectivo principal foi cumprido: sensibilizar a comunidade escolar para com as Pessoas Portadoras de Deficiência.


Fonte: http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/153/14/noticia/15864
Esta notícia já foi consultada 3194 vezes
 
Publicidade