9
Jun

Um encontro sobre maus tratos e violência na deficiência realiza-se no dia 14, no Auditório Municipal Charlot, no âmbito da “3.ª Semana Temática da Deficiência”, iniciativa com várias atividades.

A reflexão sobre a necessidade de mobilização de estruturas e meios da comunidade para garantir a intervenção em situações de maus tratos e violência é um dos objetivos propostos no colóquio, que decorre entre as 09h30 e as 16h00.

A análise dos projetos desenvolvidos por instituições e entidades e o papel que assumem na prevenção e intervenção em contextos de violência e a importância da realização de ações de informação e sensibilização de questões relacionadas com violência e maus tratos são outros objetivos da iniciativa.

A sessão de abertura do encontro está a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e de várias personalidades ligadas a esta área de intervenção social.

O encontro continua, na parte da manhã, com a dinamização dos painéis “Enquadramento da Problemática dos Maus Tratos”, “Violência da Família e no Espaço Doméstico. A Deficiência… causa ou consequência?”, e “Como Intervir? Estratégias para a Prevenção e Intervenção em Situações de Violência”.

No período da tarde realiza-se o painel “Combate aos preconceitos e estereótipos. O outro lado da violência”, sendo o encontro encerrado pouco depois.

A “3.ª Semana Temática da Deficiência”, organizada pelo Grupo Concelhio para as Deficiências de Setúbal, a que a Câmara Municipal pertence, é iniciada no dia 13, com a inauguração da exposição “Um Olhar sobre a Diferença”, às 14h30, no Museu de Trabalho Michel Giacometti.

Além da mostra, com desenhos elaborados por alunos das escolas básicas do Concelho no âmbito da leitura dramatizada do conto “Zacarias – O Ganso Diferente”, são entregues prémios aos três melhores desenhos que integram a exposição. A iniciativa conta ainda com uma animação pelo Grupo de Percussão do Externato Rumo ao Sucesso.

Já no dia 15, pelas 10h00, o quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal recebe a atividade “De Portas Abertas à Comunidade”, com atividades variadas, visitas ao núcleo museológico e mostra dos diversos meios técnicos utilizados pela instituição.

Entre os dias 15 e 17, das 18h30 às 22h30, decorre o Curso Europeu de Primeiros Socorros, a realizar nas instalações da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa.

Mais informação em
Esta notícia já foi consultada 3314 vezes
 
Publicidade