13
Dez
Lar de Azeitão, mais um lar com ordem de encerramentoMaus tratos, fome e falta de higiene levaram o lar de seniores, Idoso-24, de Vila Nogueira de Azeitão, a encerrar as portas. A GNR entrou no lar, para analisar as condições do lar, dos espaços e dos recursos para os seniores. O estabelecimento tinha já ordem de encerramento há mais de dois meses, por falta de condições, mas o certo é que permaneceu aberto. O proprietário defende-se dizendo que os idosos que denunciavam falta de condições “são doentes de Alzheimer que não sabem o que dizem”. A questão é que de nada lhe serve este tipo de defesa já que os maus tratos e a falta de condições foram testemunhados por vizinhos e familiares de utentes.
O escasso apoio do estado em disponibilizar soluções para idosos que precisam deste tipo de serviço facilita de facto a existência de lares clandestinos e a falta de preparação dos cuidadores que aí trabalham.
Com o envelhecimento da população e a crise acentuada o ajudas.pt tem recebido várias queixas do mesmo teor e de diversos pontos do país.
Aconselhamos a todos quantos necessitam de esclarecimentos acerca destes serviços, que se dirijam à segurança social, à sua junta de freguesia, aos serviços sociais da câmara Municipal do local onde vive, à Cruz Vermelha portuguesa ou a uma das ONGs ( associações de apoio a idosos) perto da sua residência.
Esta notícia já foi consultada 11223 vezes
 
Publicidade