26
Mai
 
Mergulhadores especiais - Sesimbra 2010
 
Pessoas portadoras de deficiência experimentam um baptismo de mergulho

Durante a tarde, do próximo dia 12 de Junho, das 15 às 19h, na Piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra, algumas pessoas portadoras de deficiência terão oportunidade de experimentar um baptismo de mergulho com vários instrutores devidamente credenciados, entre os quais o vice-presidente da DDI – Flemming Thyge.

Derrubar barreiras, ultrapassar preconceitos, é o que todos os dias milhares de pessoas fazem para que a sociedade os aceite. Para que possam usufruir desta coisa maravilhosa que se chama viver... e viver em pleno, poder experimentar, sentir... enfim acumular memórias que irão permitir aquecer as fases mais tenebrosas da vida.

Estas pessoas especiais, por circunstâncias que diferem de caso para caso, ficaram defraudadas de algumas das suas capacidades, fisicas ou psiquicas. E, têm sido, às vezes por excesso de zelo, afastadas de actividades que lhes podem não só dar prazer como melhorar a sua qualidade de vida. Felizmente, associações como a SALVADOR, a AJOV, a ANDDEMOT e outras têm aparecido para afirmar o importante papel destas pessoas na sociedade. E aparecem campeões de quem não se fala mas que competem ao mais alto nível em modalidades como o remo, canoagem, natação e muitas outras.

A estas actividades junta-se o mergulho recreativo. Não sendo um desporto de competição tem vindo a afirmar-se como uma importante forma de terapia aplicada a muitos graus de deficiência. O primeiro benefício do mergulho é o da inclusão social, pois um mergulhador nunca entra no mar sózinho, faz-se acompanhar sempre do seu “buddie”.

Mas, para falar desta temática tão especial, Flemming Thyge da DDI – Disabled Divers International, vem a Portugal apresentar esta Fundação Internacional e escolheu Sesimbra pelas suas características geográficas que proporciona excelentes condições para o mergulho.

A palestra terá lugar no próximo dia 12, sábado, às 21 h no Hotel Sana Park, em Sesimbra.

Durante a tarde, das 15 às 19h, na Piscina do Grupo Desportivo de Sesimbra, algumas pessoas portadoras de deficiência terão oportunidade de experimentar um baptismo de mergulho com vários instrutores devidamente credenciados, entre os quais o vice-presidente da DDI – Flemming Thyge.

Esta actividade tem a chancela do Projecto Atlantis que tem como bandeira a acessibilidade e conta com o apoio da DAGOL e de todas as outras entidades que cederam espaços e a sua boa vontade em ajudarem.


Fonte:
Esta notícia já foi consultada 2065 vezes
 
Publicidade