7
Set

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza um convívio desportivo, de 17 e 19 de Setembro, na Vila de Castelo de Vide, com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Casa do Povo de Castelo de Vide, bem como de algumas empresas locais.

O fim-de-semana será repleto de actividades ao ar livre, como caminhadas, um peddy paper e mergulhos de piscina. A iniciativa está aberta a todas as idades e pretende promover a partilha de experiências entre os jovens com diabetes e desmistificar a condição enquanto doença incapacitante, educando os mais novos para a importância da monitorização e do tratamento.

As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Setembro através do e-mail ajdp@ajdp.org.
Cada participante fica responsável pela deslocação a Castelo de Vide, por levar um saco-cama e todo o material de auto-controlo da diabetes necessário.

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existam cerca de 900 mil portugueses com diabetes e 400 mil que desconhecem ter a doença1.


Organização: Associação de Jovens Diabéticos de Portugal
Data: 17 a 19 de Setembro
Local: Castelo de Vide

1 – Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional de Diabetes da Diabetes 2009




Esta notícia já foi consultada 2971 vezes
 
Publicidade