15
Fev

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza uma caminhada no Percurso dos Picheleiros, na Arrábida, no próximo dia 19 de Fevereiro. A iniciativa tem ponto de encontro marcado na Praça da República de Vila Nogueira de Azeitão às 09:30.

Organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a caminhada terá uma extensão de 10 km e passará por zonas como o Picoto, Castelo dos Mouros, Fonte do Veado e Formosinho.

Para a caminhada, que terá um nível 3 de dificuldade numa escala de 0 a 5, os jovens deverão trazer roupa e calçado adequado, um lanche para a manhã e almoço volante. Os participantes com diabetes devem ainda trazer consigo o material de auto-controlo e açúcar para hipoglicémias.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail ajdp@ajdp.org, indicando o número de participantes e respectivas idades, contacto telefónico e se possuem meio de transporte próprio.

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existam mais de 980 mil portugueses com diabetes, 44% dos quais não diagnosticados. A doença afecta ainda perto de 2600 jovens entre os 0 e os 19 anos de idade1.



Organização: Associação de Jovens Diabéticos de Portugal e Câmara Municipal de Setúbal

Data: 19 de Fevereiro, 09h30

Local de partida: Praça da República, Vila Nogueira de Azeitão

Percurso/Dificuldade: 10 km, dificuldade nível 3 (0-5)

Esta notícia já foi consultada 2498 vezes
 
Publicidade